Quem somos
Pesquisa
  OK
Morto e desaparecido
Audiovisual
Bibliografia
Eventos
História
Legislação
Notícias
Centro de Documentação Eremias Delizoicov
O Centro de Documentação Eremias Delizoicov (CEDED) foi organizado pelo Instituto de Estudos sobre a Violência do Estado (IEVE) a partir do vasto acervo documental coletado durante vários anos pela Comissão de Familiares dos Mortos e Desaparecidos Políticos no Brasil na sua busca por informações, esclarecimentos e justiça.
A criação deste centro foi proposta pelos familiares de Eremias. Com esta iniciativa pretendem prestar-lhe uma justa e honrosa homenagem. Mas, também, solidários com os familiares dos demais mortos e desaparecidos políticos estendem-na a todas as vítimas da ditadura.
"Indenizados" com base na Lei 9.140/95, que estabelece as condições para a reparação moral das pessoas mortas por motivos políticos bem como a indenização financeira dos seus familiares, os pais optaram por fazer um uso público da maior parte da verba recebida pelo Estado, que reconheceu e assumiu a sua responsabilidade pela morte, troca de identidade e desaparecimento dos restos mortais de Eremias. Financiaram, então, um projeto que coordenado pelo IEVE originou o CEDED. O objetivo foi facilitar e potencializar, para um público amplo, o acesso aos dados contidos nos documentos obtidos pela Comissão de Familiares dos Mortos e Desaparecidos Políticos.
Ainda que o eixo estruturador do site seja o nome das pessoas, uma vez que pretendeu-se homenageá-las, o que é apresentado se constituí como uma fonte primária de dados para pesquisas e resgate histórico do período em que elas viveram. Assim, para além da divulgação pública através do site www.desaparecidospoliticos.org.br, a diversidade de material documental que o CEDED disponibiliza é particularmente rica para subsidiar estudos que aprofundem a compreensão de fatos ocorridos no Brasil durante a segunda metade do século XX, sobretudo os relativos à resistência ao regime militar.
EREMIAS DELIZOICOV - Centro de documentação | DOSSIÊ - Mortos e Desaparecidos Políticos no Brasil
2002 - 2007 Todos os direitos Reservados