Lista de nomes
Pesquisa
  OK
Morto e desaparecido
Audiovisual
Bibliografia
Eventos
História
Legislação
Notícias
José Toledo de Oliveira
Ficha Pessoal  
   
Dados Pessoais  
Nome: José Toledo de Oliveira
Cidade:
(onde nasceu)
Uberlândia
Estado:
(onde nasceu)
MG
País:
(onde nasceu)
Brasil
Data:
(de nascimento)
17/7/1941
Atividade: Advogado e bancário
   
Dados da Militância  
Organização:
(na qual militava)
Partido Comunista Brasileiro PCB
Brasil
Partido Comunista do Brasil PC do B
Brasil
Nome falso:
(Codinome)
Sobral Siqueira, José Antônio de Oliveira
Prisão: 1/8/1969
Morto ou Desaparecido:
Desaparecido
21/9/1972
PA Brasil
região do Araguaia
Clandestinidade
   
Dados da repressão  
Orgãos de repressão
(envolvido na morte ou desaparecimento)
Centro de Informações da Marinha CENIMAR Brasil
Departamento (Estadual) de Ordem Política e Social DOPS ou DEOPS Brasil
   
Biografia  
   
Documentos  
Artigo de jornal
Bancário Toledo, outro morto sem sepultura. Jornal Toledo, (Jornal dos Bancários do Rio de Janeiro), 13 jul. 1986. Biografia de José Toledo com destaque nas atuações políticas no Sindicato dos Bancários, prisão no DOPS e no Centro de Informações da Marinha (CENIMAR) com as respectivas torturas, morte na Guerrilha do Araguaia e posterior ocultação desta pelo Exército, fazendo dele mais de uma de dezenas pessoas desaparecidas oficialmente. Com depoimentos de companheiros de militância no sindicato e de cárcere sobre sua coragem e determinação.

Artigo de jornal
"Burguês" ajuda tenente processado como membro do MR-8. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 27 fev. 1970. Sobre o interrogatório interrompido de Jorge Medeiros, conhecido como "Bom Burguês", denunciado no processo MR-8 do Centro de Informações da Marinha (CENIMAR), juntamente com mais trinta pessoas acusadas de assaltos a banco, compra de armas e de terra para prática de guerrilha rural. O interrogatório teve que ser suspenso, pois o denunciado, que se encontrava preso na Ilha das Flores, não apresentou condições de saúde para continuar. Na auditoria do Exército, o Conselho Permanente de Justiça decidiu relaxar a prisão de Sebastião Cardoso, membro da Companhia de Transportes Coletivos (CTC), denunciado com mais onze pessoas por atividades subversivas, entre elas está José Toledo de Oliveira. A vítima se encontra entre as pessoas acusadas. Possui o carimbo do arquivo do DOPS.

Foto
Foto de busto.

Foto
Foto de um grupo de pessoas com legenda manuscrita "Recepção aos companheiros bancários cubanos-Rio-25/03/60".José Toledo aparece sob indicação, com seu nome também manuscrito.

Foto
Duas fotos de rosto ampliada.

Relatório
Relação manuscrita e pouco legível de militantes do Sindicato dos Bancários. O nome de José Toledo de Oliveira encabeça a lista de contatos na primeira página. Possui carimbo do arquivo do DOPS.

Relatório
Documento do Ministério do Exército. Informa que José Toledo de Oliveira está sob a condição de procurado pelo CODI do I Exército. Possui código da pasta de onde foi retirada a informação do parágrafo.

Legislação
Decreto n. 31.804 da cidade de São Paulo, conferindo nomes de mortos e desaparecidos políticos no período da ditadura militar a ruas de Cidade Dutra. Diário Oficial do Município, São Paulo, v. 37, n. 120, 27 jun. 1992, p. 7.

Legislação
Lei 9.140/95. Diário Oficial, Brasília, n. 232, 5 dez. 1995. Reconhece como mortas pessoas desaparecidas em razão de participação, ou acusação de participação, em atividades políticas, entre 02/09/61 a 15/08/79, e que por este motivo tenham sido detidas por agentes públicos, achando-se, desde então, desaparecidas, sem que delas haja notícias. No Anexo I desta Lei foram publicados os nomes das pessoas que se enquadram na descrição acima. Ao todo são 136 nomes.

Legislação
Lei 9.497/97. Diário Oficial do Município, Campinas, 20 nov. 1997. Atribui nomes de mortos e desaparecidos políticos no período da ditadura militar a ruas dos bairros Vila Esperança, Residencial Cosmo e Residencial Cosmo I.


voltar
EREMIAS DELIZOICOV - Centro de documentação | DOSSIÊ - Mortos e Desaparecidos Políticos no Brasil
2002 - 2007 Todos os direitos Reservados