Lista de nomes
Pesquisa
  OK
Morto e desaparecido
Audiovisual
Bibliografia
Eventos
História
Legislação
Notícias
José Porfírio de Souza
Ficha Pessoal  
   
Dados Pessoais  
Nome: José Porfírio de Souza
Cidade:
(onde nasceu)
Pedro Afonso
Estado:
(onde nasceu)
GO
País:
(onde nasceu)
Brasil
Data:
(de nascimento)
27/6/1912
   
Dados da Militância  
Organização:
(na qual militava)
Ação Popular AP
Brasil
Partido Comunista Brasileiro PCB
Brasil
Partido Revolucionário dos Trabalhadores PRT
Brasil
Prisão: 0/0/1972
MA Brasil
Fazenda Rivelião Angelical
Solto em 07/07/73.
Morto ou Desaparecido:
Desaparecido
7/7/1973
Brasília DF Brasil
Rodoviária de Brasília
Clandestinidade
   
Dados da repressão  
   
Biografia  
   
Documentos  
Relatório
Documento do Serviço de Informações do DOPS/SP. Informa que José Porfírio de Souza consta como comunista na cidade de Bananal, SP, sendo a principal figura do Partido Comunista do Brasil nessa cidade. Vereador de Bananal e líder dos políticos comunistas da região, desejaram Feliz Aniversário a Prestes. Consta que viajou a Cuba para festejos do aniversário da Revolução Cubana. Chefiava treinamentos de guerrilha na Fazenda Santa Fé em Mato Grosso, entre outros. Possui códigos das pastas de onde foram retiradas as informações de cada parágrafo.

Prontuário/ Dossiê
Documentos do Inquérito Policial e Militar (IPM) contra Pedro Pomar e outras pessoas envolvidas em atividades do Partido Comunista do Brasil (PC do B). Neste IPM, foram intimados, entre outros, Pedro Pomar, Ângelo Arroyo, Carlos Nicolau Danielli, James Allen Luz, José Porfírio de Souza, Lincoln Cordeiro Oest e Maurício Grabois. Contém cópias de relatórios do DOPS e de outros órgãos, além de documentos internos do PC do B.

Legislação
Lei 9.140/95. Diário Oficial, Brasília, n. 232, 5 dez. 1995. Reconhece como mortas pessoas desaparecidas em razão de participação, ou acusação de participação, em atividades políticas, entre 02/09/61 a 15/08/79, e que por este motivo tenham sido detidas por agentes públicos, achando-se, desde então, desaparecidas, sem que delas haja notícias. No Anexo I desta Lei foram publicados os nomes das pessoas que se enquadram na descrição acima. Ao todo são 136 nomes.


voltar
EREMIAS DELIZOICOV - Centro de documentação | DOSSIÊ - Mortos e Desaparecidos Políticos no Brasil
2002 - 2007 Todos os direitos Reservados