Lista de nomes
Pesquisa
  OK
Morto e desaparecido
Audiovisual
Bibliografia
Eventos
História
Legislação
Notícias
Itair José Veloso
Ficha Pessoal  
   
Dados Pessoais  
Nome: Itair José Veloso
Estado:
(onde nasceu)
MG
País:
(onde nasceu)
Brasil
Data:
(de nascimento)
10/6/1930
Atividade: Operário
   
Dados da Militância  
Organização:
(na qual militava)
Partido Comunista Brasileiro PCB
Brasil
Morto ou Desaparecido:
Desaparecido
25/5/1975
RJ Brasil
Preso por agentes do DOI-CODI/SP no Rio de Janeiro e morto sob tortura numa casa em São Paulo, segundo o ex-sargento Marival Chaves, do DOI-CODI/SP (Revista Veja, São Paulo, 18/11/92).
Clandestinidade
   
Dados da repressão  
Orgãos de repressão
(envolvido na morte ou desaparecimento)
Departamento (Estadual) de Ordem Política e Social/RJ DOPS/RJ ou DEOPS/RJ RJ Brasil
Departamento de Operações Internas - Centro de Operações de Defesa Interna/SP DOI-CODI/SP SP Brasil
   
Biografia  
   
Documentos  
Artigo de jornal
Auditoria da Marinha absolve acusados do PC. Folha de S. Paulo, São Paulo, 21 set. 1978. Com carimbo do arquivo do DOPS. O Conselho Permanente de Justiça absolve, por prescrição da ação penal, Luiz Carlos Prestes, Marco Antônio Tavares Coelho, Dimas de Assunção Perrim, João Massena Melo, Elson Costa, Orlando Rosa, David Capistrano, Luiz Inácio Maranhão Filho, Hiran de Lima, Itair José Veloso, Jaime Amorim, entre outros. O Comitê Brasileiro pela Anistia convocou para uma entrevista coletiva os familiares de desaparecidos que constam na lista de absolvidos com a intenção de apelarem junto ao governo no sentido de obter informações sobre o paradeiro de seus familiares.

Artigo de jornal
Familiares fazem apelo ao governo por desaparecidos. Folha de S. Paulo, São Paulo, 15 set. 1978. Com carimbo do arquivo do DOPS. Familiares de David Capistrano, João Massena e Itair José Veloso fizeram um apelo ao governo para que se pronuncie oficialmente sobre o paradeiro desses e de mais outras cinco pessoas. Segundo Maria Carolina, filha de David, a família recebeu de David um telegrama informando de sua volta ao Brasil em 1974, até então ele estava na Tchecoslováquia, e este foi seu ultimo contato. Desde então a família procura o seu paradeiro entre autoridades governamentais e órgãos de segurança. Massena desapareceu em São Paulo em 1974 e Veloso em 1975.

Foto
foto original e preto branco de busto.

Relatório
Informação do Serviço Secreto, sem identificação do órgão, de 07/12/67. Indica que o nome de Itair José Veloso consta em uma lista de indiciados nos autos do Inquérito Policial Militar (IPM) de investigação das atividades do Partido Comunista Brasileiro.

Legislação
Lei 9.140/95. Diário Oficial, Brasília, n. 232, 5 dez. 1995. Reconhece como mortas pessoas desaparecidas em razão de participação, ou acusação de participação, em atividades políticas, entre 02/09/61 a 15/08/79, e que por este motivo tenham sido detidas por agentes públicos, achando-se, desde então, desaparecidas, sem que delas haja notícias. No Anexo I desta Lei foram publicados os nomes das pessoas que se enquadram na descrição acima. Ao todo são 136 nomes.


voltar
EREMIAS DELIZOICOV - Centro de documentação | DOSSIÊ - Mortos e Desaparecidos Políticos no Brasil
2002 - 2007 Todos os direitos Reservados