Lista de nomes
Pesquisa
  OK
Morto e desaparecido
Audiovisual
Bibliografia
Eventos
História
Legislação
Notícias
Antônio Joaquim Machado
Ficha Pessoal  
   
Dados Pessoais  
Nome: Antônio Joaquim Machado
Atividade: Advogado
   
Dados da Militância  
Organização:
(na qual militava)
Vanguarda Armada Revolucionária Palmares VAR-Palmares
Brasil
Prisão: 15/2/1971
Rio de Janeiro RJ Brasil
R. Farme de Amoedo, 135, Ipanema
Morto ou Desaparecido:
Desaparecido
0/0/1971
Petrópolis RJ Brasil
Casa da Morte
Clandestinidade
   
Dados da repressão  
   
Biografia  
   
Documentos  
Artigo de jornal
Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, sem data. "Juiz nega relaxamento de prisão a estudante por haver contradição em data". A Auditoria Militar da Aeronáutica indefere o pedido de relaxamento de prisão do estudante Altamir Tojal Leite, preso por atividades subversivas, devido a contradições encontradas em documentos sobre a data de prisão. No Superior Tribunal Militar foi impetrado habeas corpus em favor de Antônio Joaquim Machado, Sérgio Emanuel e Carlos Alberto. O advogado dos acusados alegou prisão ilegítima. "Mineiro seqüestrou avião". Estudante de sociologia Carlos Alberto seqüestra avião e o desvia da rota Belém-Macapá para Cuba. Antes da entrevista dada pelo piloto, divulgada pela Associated Press, a autoria do seqüestro era dada oficialmente ao argentino Vítor Mário Troiano. Carlos Alberto tem o nome implicado em processos do Exército, pelo envolvimento nas organizações Comando de Libertação Nacional (COLINA) e Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares).

Foto
Foto de rosto pouco legível.

Relatório
Relatório produzido pelo Comitê de Solidariedade aos Presos Políticos do Brasil em 02/73. Denuncia mortes de presos políticos aos Bispos do Brasil. Documento apreendido pelo DOPS em poder de Ronaldo Mouth Queiroz.

Legislação
Lei 9.140/95. Diário Oficial, Brasília, n. 232, 5 dez. 1995. Reconhece como mortas pessoas desaparecidas em razão de participação, ou acusação de participação, em atividades políticas, entre 02/09/61 a 15/08/79, e que por este motivo tenham sido detidas por agentes públicos, achando-se, desde então, desaparecidas, sem que delas haja notícias. No Anexo I desta Lei foram publicados os nomes das pessoas que se enquadram na descrição acima. Ao todo são 136 nomes.


voltar
EREMIAS DELIZOICOV - Centro de documentação | DOSSIÊ - Mortos e Desaparecidos Políticos no Brasil
2002 - 2007 Todos os direitos Reservados