Lista de nomes
Pesquisa
  OK
Morto e desaparecido
Audiovisual
Bibliografia
Eventos
História
Legislação
Notícias
Antônio Alfredo de Lima
Ficha Pessoal  
   
Dados Pessoais  
Nome: Antônio Alfredo de Lima
Atividade: Camponês
   
Dados da Militância  
Morto ou Desaparecido:
Desaparecido
14/10/1973
São João do Araguaia PA Brasil
região do Araguaia, margens do Rio Fortaleza
Clandestinidade
   
Dados da repressão  
   
Biografia  
Biografia
Desaparecido na Guerrilha do Araguaia.
Camponês residente na Região do Araguaia que se incorporou à Guerrilha. Casado, tinha filhos. Desapareceu após cair em uma emboscada em sua roça no dia 14 de outubro de 1973, às margens do Rio Fortaleza, em São João do Araguaia, PA, juntamente com André Grabois, João Gualberto e Divino Ferreira de Souza.
Depoimentos de moradores da região dizem haver encontrado, anos depois, uma arcada dentária no local onde provavelmente teriam sido enterrados.
O Relatório do Ministério da Aeronáutica diz que Alfredo era militante do Partido Comunista do Brasil (PC do B) e guerrilheiro, enquanto que o Ministério do Exército diz não possuir registros a seu respeito.
   
Documentos  
Legislação
Decreto n. 31.804 da cidade de São Paulo, conferindo nomes de mortos e desaparecidos políticos no período da ditadura militar a ruas de Cidade Dutra. Diário Oficial do Município, São Paulo, v. 37, n. 120, 27 jun. 1992, p. 7.

Legislação
Lei 9.140/95. Diário Oficial, Brasília, n. 232, 5 dez. 1995. Reconhece como mortas pessoas desaparecidas em razão de participação, ou acusação de participação, em atividades políticas, entre 02/09/61 a 15/08/79, e que por este motivo tenham sido detidas por agentes públicos, achando-se, desde então, desaparecidas, sem que delas haja notícias. No Anexo I desta Lei foram publicados os nomes das pessoas que se enquadram na descrição acima. Ao todo são 136 nomes.


voltar
EREMIAS DELIZOICOV - Centro de documentação | DOSSIÊ - Mortos e Desaparecidos Políticos no Brasil
2002 - 2007 Todos os direitos Reservados