Lista de nomes
Pesquisa
  OK
Morto e desaparecido
Audiovisual
Bibliografia
Eventos
História
Legislação
Notícias
Zuleika Angel Jones
Ficha Pessoal  
   
Dados Pessoais  
Nome: Zuleika Angel Jones
Cidade:
(onde nasceu)
Curvelo
Estado:
(onde nasceu)
MG
País:
(onde nasceu)
Brasil
Data:
(de nascimento)
5/6/1923
Atividade: Estilista
   
Dados da Militância  
Morto ou Desaparecido:
Morto
14/4/1976
Rio de Janeiro RJ Brasil
Estrada da Gávea, à saída do túnel Dois Irmãos
Clandestinidade
   
Dados da repressão  
Médico legista:
(envolvido na morte ou desaparecimento)
Hygino de Carvalho Hércules
   
Biografia  
   
Documentos  
Artigo de jornal
Castro, Tamar de. Seu filho esta sendo morto, agora. Folha de S. Paulo, São Paulo, 2 set. 1979. Divulgação de depoimento de Zuzu Angel, mãe de Stuart Angel Jones, ao historiador Hélio Silva, em 10/02/76. Denuncia o assassinato de seu filho por agentes do Centro de Informações da Aeronáutica (CISA), com base em relatos de companheiros, principalmente de Alex Polari, que escreveu uma longa carta para Zuzu, descrevendo a prisão, as torturas e a morte de Stuart. Ela encaminhou o caso ao Congresso Americano, pois Stuart tinha dupla cidadania, brasileira e norte-americana, e ao secretário de Estado dos EUA, em ocasião de sua visita ao Brasil em 1976, o que gerou afastamentos de parte do comando da Aeronáutica. A morte de Zuzu (ou Zuleika Angel Jones) em acidente automobilístico em 13/04/76, é considerada suspeita por amigos e familiares, uma vez que ela tinha sofrido ameças por conta das investigações pela morte do filho. Também são suspeitos certos detalhes vistos no desastre que contradizem a realidade, como o fato de ela estar dirigindo à noite e em alta velocidade.

Artigo de jornal
Magalhães, Mário. Fotos de peritos reforçam versão de testemunha. Folha de S. Paulo, São Paulo, 20 fev. 1998. Fotos feita pela perícia do acidente que vitimou Zuleika Angel em 14/04/76, confirmam testemunhas que viram o carro de Zuleika se chocar com outro veículo. Segundo o advogado Marcos Pires, que assistiu o suposto acidente junto com amigos em seu apartamento, o que mais impressionou, além do ocorrido, foi o aparato policial que se formou logo em seguida. Outras pessoas que testemunharam o acidente confirmaram a forte presença policial.

Parte de livro
Teles, Janaína (org.). Mortos e desaparecidos políticos: reparação ou impunidade? São Paulo: Humanitas - FFLCH/USP, 2000. p.172-176. Lista de nomes dos presos políticos cujas famílias receberam indenização do governo por este ter assumido a responsabilidade pela morte ou desaparecimento dos mesmos.


voltar
EREMIAS DELIZOICOV - Centro de documentação | DOSSIÊ - Mortos e Desaparecidos Políticos no Brasil
2002 - 2007 Todos os direitos Reservados