Lista de nomes
Pesquisa
  OK
Morto e desaparecido
Audiovisual
Bibliografia
Eventos
História
Legislação
Notícias
José Ferreira de Almeida
Ficha Pessoal  
   
Dados Pessoais  
Nome: José Ferreira de Almeida
Atividade: Militar
   
Dados da Militância  
Organização:
(na qual militava)
Partido Comunista Brasileiro PCB
Brasil
Prisão: 7/7/1975
São Paulo SP Brasil
Morto ou Desaparecido:
Morto
8/8/1975
São Paulo SP Brasil
DOI-CODI/SP
Segundo dados levantados, morto sob torturas.
Clandestinidade
Morto
8/8/1975
São Paulo SP Brasil
DOI-CODI/SP
Segundo documento do arquivo do DOPS, suicidou-se.
Clandestinidade
Morto
7/8/1975
Segundo o Relatório do Ministério da Marinha, foi morto em ação de segurança.
Clandestinidade
   
Dados da repressão  
Orgãos de repressão
(envolvido na morte ou desaparecimento)
Departamento de Operações Internas - Centro de Operações de Defesa Interna/SP DOI-CODI/SP SP Brasil
Médico legista:
(envolvido na morte ou desaparecimento)
Harry Shibata, Marcos Almeida
   
Biografia  
   
Documentos  
Artigo de jornal
Advogados querem reabrir processos. Artigo sem data e fonte, sobre quatro processos que devem ter sua reabertura pedida nos próximos dias, referentes à morte do primeiro-tenente PM José Ferreira de Almeida, que teria cometido suicídio na prisão; do estudante Alexandre Vannucchi Leme, dado como atropelado quando tentava fugir de agentes de segurança; de João Batista Franco Drummond, que também teria morrido atropelado; e do jornalista Vladimir Herzog, que teria se matado no DOI-CODI. Estes pedidos são possíveis graças aos fatos novos em decorrência das declarações, divulgadas pela imprensa, do diretor do IML Harry Shibata. Há uma descrição de cada um dos casos, apontando algumas incongruências.

Artigo de jornal
Vão a julgamento 23 do PC do B. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 28 ago. 1977. Relata que haverá o julgamento de 23 pessoas, último processo de uma série relacionada à reorganização do Partido Comunista no Brasil. Os primeiros processos referem-se à localização de uma gráfica do PCB no Rio de Janeiro em 12/74, e outra no Cambuci, em São Paulo, em 02/75; à prisão de vários membros da cúpula do PCB em São Paulo; à existência de uma célula do Partido Comunista dentro da Polícia Militar no decorrer do qual ocorreu a morte do primeiro-tenente José Ferreira Almeida; às prisões de professores, advogados e jornalistas, entre os quais, Vladmir Herzog; e às prisões de alguns operários, entre eles, Manoel Fiel Filho. A morte deste operário levou ao afastamento do general Ednardo D'Ávilla Mello do comando do II Exército. É este o último processo a ser julgado.

Relatório
Relatório da Enfermaria do II Exército, com o histórico médico de José Ferreira de Almeida, desde 08/07/75 quando se tratava de uma úlcera, até 08/08/75 quando teria se suicidado. Documento do arquivo do DOPS.

Artigo de revista
Depois da sentença Herzog, outros procuram justiça. Abertura assim? Ou assim? Isto é, São Paulo, n. 98, 8 nov. 19(?). Artigo incompleto, relatando vários casos de presos políticos cujas mortes por tortura tentaram ser desmentidas pelas versões oficiais da polícia, em especial o caso de Alexandre Vannucchi Leme.


voltar
EREMIAS DELIZOICOV - Centro de documentação | DOSSIÊ - Mortos e Desaparecidos Políticos no Brasil
2002 - 2007 Todos os direitos Reservados